fbpx

Image

Educação Física

Nº e-MEC 201925766 - Aguardando autorização MEC

Curso


O curso de Educação Física prepara nossos alunos para elaborarem atividades educacionais que proporcionam o bem-estar e o melhor desenvolvimento do corpo humano. Os estudos têm como objetivos ensinar a promover a saúde e a capacidade física por meio da prática de atividades corporais.

A Graduação em Educação Física da UNIFLOR, com duração de 4 anos (8 períodos).

Objetivo Geral

Formar profissionais, com habilitação e competência para exercer a Educação Física, capazes de problematizar, analisar, planejar e desenvolver ações em diversos contextos da formação do Bacharel e/ou Licenciado em Educação Física, imbuídos dos valores de solidariedade, justiça social, ética e cidadania, na perspectiva de contribuírem para a construção de uma sociedade humanizada.

Áreas de Atuação

As principais áreas que um profissional de Educação Física pode atuar são:

Licenciatura – Para atuar nessa área é preciso fazer o curso de Educação Física com grau em licenciatura, que dá ênfase nas práticas pedagógicas de ensino. Na licenciatura, o profissional atuará através do ensino em escolas e colégios da educação infantil até o ensino médio, tanto da rede pública quanto da particular, promovendo a prática física, ensinando princípios de esportes e muito mais.

Condicionamento físico – Se você decidir guiar sua carreira para se tornar um profissional de educação física na área de condicionamento, você trabalhará como personal trainer atuando em clubes, academias ou empresas, supervisionando o treinamento e direcionando seus clientes para que atinjam um objetivo específico.

Esportes – A área de esportes é uma das mais amplas para quem decide optar por educação física. Nela, o profissional se especializa em algum esporte ou modalidade. As oportunidades são enormes e variadas. É possível trabalhar com natação, futebol, basquete, handball, lutas, dança entre muitos outros.

Dentre as modalidades esportivas, ultimamente está bastante em alta o profissional que trabalha com crossfit.

Reabilitação – Essa área está intimamente ligada à recuperação de pacientes que passaram por doenças ou problemas físicos. Pessoas com lesões corporais, que passaram por procedimentos cirúrgicos ou que precisam melhorar seu condicionamento também podem contar com esse profissional, lembrando que nesses casos o trabalho é feito aliado a um profissional de fisioterapia também.

Performance – Nessa área, o profissional de educação física trabalha auxiliando aqueles que participam de competições de alta performance como bodybuilder ou outras áreas.

Lazer e recreação – Quem trabalha com a área de lazer e recreação pode atuar em hotéis, clubes, cruzeiros, pousadas e resorts, tanto no entretenimento dos hóspedes quanto em treinamentos ocasionais.

Gestão – Nos cursos de bacharelado em Educação Física é normal serem apresentadas aos alunos, matérias com foco voltado para a área de gestão. Isso é fundamental para os que desejarem atuar como gerentes de estabelecimentos esportivos ou ligados à busca por um estilo de vida mais saudável, como as academias.

Licenciatura e Bacharelado

O profissional de educação física trabalha em uma área muito ampla e que dispõe de diferentes campos de atuação

Por isso, ao ingressar nos estudos para essa carreira, muitos podem ter dúvida sobre o que escolher para fazer e como conduzir sua vida profissional. Daí a importância de escolher bem qual modalidade do curso que mais lhe atrai.

A UNIFLOR oferta duas: a licenciatura, para quem procura ensinar, e o bacharelado.

Definindo qual dos cursos você escolherá fazer, ficará mais fácil decidir qual área seguir.

Duração

A Graduação em Educação Física da UNIFLOR, com duração de 4 anos (8 períodos).

Perfil do Egresso

MODALIDADE LICENCIATURA
A definição do perfil do egresso do Curso de Licenciatura de Educação Física da UNIFLOR levou em consideração não só a competência profissional ou a sensibilidade social, mas também o espírito crítico, capaz de analisar a realidade social, compreender seus dinamismos e discernir entre o que contribui para a sua qualidade de vida. Neste sentido, pretendemos formar um profissional que é antes de tudo uma pessoa humana e como tal, um ser reflexivo, crítico e com responsabilidade social. Tais premissas são propostas da Filosofia do Professor Dr. José Antônio Tobias. Esse profissional deverá ser um educador competente, capaz de transformar o conhecimento em ações que possam, efetivamente, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos seus alunos na educação física escolar.


MODALIDADE BACHARELADO
O Curso de Bacharelado em Educação Física da FAF, orienta para a formação do profissional com visão humanística, crítica e de acordo com o contexto histórico-cultural vigente, que tenha competência de atuar em equipes multidisciplinares da saúde, esporte e atividade física com base em conhecimentos técnico científicos, culturais e éticos, para agir de forma competente, integrada e produtiva. Por isso, o Bacharel em Educação Física deverá estar qualificado para planejar, sistematizar, executar e avaliar as intervenções técnico-científicas de sua área de atuação profissional em seus diferentes cenários, trabalhando tais intervenções na relação Atividade Física, Saúde, Qualidade de Vida e Esporte, tendo o ser humano em movimento como objeto de estudo e de trabalho, nos espaços dos clubes, das academias, dos centros comunitários, hospitais, hotéis, fábricas, entre outros.