fbpx

Image

Curso

AGUARDANDO AUTORIZAÇÃO MEC...

Objetivo do Curso

A Faculdade, como instituição com trajetória e objetivos claramente definidos, não poderia deixar de buscar continuamente, um curso que represente um diferencial expressivo, não só relativamente aos de sua região, como relativamente aos de todo o Estado de Mato Grosso.
Tal diferencial reside nos objetivos do curso, os quais, por sua vez, sustentam-se no trinômio: qualidade – inovação - adequação.
Por qualidade, entenda-se a busca do melhor no que se refere ao corpo docente, à estrutura física, ao acervo bibliográfico, ao currículo moderno, tudo isso voltado à formação e aperfeiçoamento de um profissional qualificado consciente de seu papel social.
Por inovação, entenda-se a introdução na matriz curricular, de disciplinas dificilmente encontráveis nos currículos tradicionais de graduação das instituições congêneres, a adoção de projetos e atividades de extensão sem correspondentes no Estado e mesmo no País e, ainda, as ênfases dadas à orientação vocacional dos graduandos, proporcionando a estes subsídios indispensáveis à escolha de uma das diversas carreiras do mundo jurídico.
Por adequação, entenda-se não somente o atendimento às novas diretrizes curriculares do MEC ou a observância das orientações da Comissão de Ensino Jurídico da OAB. Mais do que isso, é fundamental para a compreensão do diferencial buscado pelo Curso de Direito, a adequação às necessidades e interesses da região onde está situada a instituição.

 

Perfil do Profissional

A caracterização do perfil do profissional a ser formado pelo curso de Direito está conformidade com os arts. 3º e 4º da Resolução CNE/CES n° 5/2018.
Dessa forma, consciente do texto legal acima citado, a Faculdade de Alta Floresta está formando profissionais aptos a exercerem as diversas carreiras jurídicas, com sólida base teórica e ética, adquirida especialmente nas disciplinas ministradas com vistas à formação humanística.
O egresso deverá ter consciência das especificidades da sociedade em que vive e de sua dinâmica, aliada ao senso ético-profissional e à responsabilidade social.
A formação geral humanística tem proporcionado aos acadêmicos uma compreensão da história das sociedades humanas e do papel do Direito e da Justiça no desenvolvimento das relações sociais.
Coerente com a citada portaria, o curso proporcionará, também, uma sólida base técnicoprofissional, imprescindível à formação do jurista e do operador jurídico. Assim, o eixo de formação profissional, abrangendo, além do enfoque dogmático, o conhecimento e a aplicação do Direito, observadas as peculiaridades dos diversos ramos do Direito, de qualquer natureza, estudados sistematicamente e contextualizados segundo a evolução da Ciência Jurídica e sua aplicação às mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil e suas harmônicas relações internacionais, vem sendo desenvolvido de forma articulada com o eixo de formação fundamental e prática.
No que tange ao eixo de formação prática, a proposta do curso de Direito tem como objetivo proporcionar ao aluno a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais eixos, especialmente nas atividades relacionadas com o estágio curricular durante o qual a prática jurídica revele o desempenho do perfil profissional desejado, com a devida utilização da Ciência Jurídica e das normas técnico-jurídicas.
Para alcançar o perfil desejado do formando, é necessário que haja uma interação e uma articulação constante dos três eixos de formação do conteúdo curricular.